segunda-feira, 2 de abril de 2012

01/04/2012 – Um dia para ficar na história! Ou fora dela...


Hoje o dia começou um pouco mais tarde. Às 6:00 começamos a nos preparar para sair do Hotel D´Nápoles. Estrutura familiar, a mesma "equipe" que nos recepcionou estava no batente logo cedo. Depois de um generoso café da manhã (pelo menos para mim), fomos em direção à fronteira.

Havia muita expectativa. Pesquisamos muito sobre esse trajeto, topamos com os relatos de muitos viajantes que passaram por parte dos nossos caminhos e juntamos bastante informação. Isso ajuda a preparar a viagem, mas a nossa viagem será diferente de tudo que essas pessoas passaram.

Sobre o Rio Uruguai, uma despedida com ar de “até breve”. Logo depois veio a aduana Argentina. O tramite foi bem tranquilo. Preencher papeis (depois o Alexandre conta a história de nascer em primeiro de abril de 2012 e entrar na Argentina em primeiro de março de 2012...), mostrar documentos, uma rápida olhada na caçamba e lá estávamos nós na estrada de novo, mas do outro lado do rio.


No começo sem grandes novidades. Uma estrada relativamente bem conservada (mas não impecável), carros bem similares aos do Brasil (viva o Mercosul), motoristas indo além do limite de velocidade. Saímos do Brasil?

Mas depois de algum tempo a atenção mudou e começamos a perceber diferenças. O sobe e desce e as curvas deram lugar à retões intermináveis. Quilômetros e quilômetros de plantações e pasto entre minúsculas cidades. E poucas opções de parada.

Ao preparar a viagem já previ isso, dado o tamanho das cidades no caminho. Mas na hora do “vamos ver” é diferente. Depois de muito protelar a parada conseguimos achar um posto Esso, com uma loja similar ao antigo Hungry Tiger. Não haviam muitas opções de lanche (almoço nem pensar), mas serviu para matar a fome naquela altura do campeonato. Também decidimos pular a parada em Santa Fe e esticar até Rosario. Não chegaríamos tão tarde e economizaríamos tempo no dia seguinte.

Infelizmente não havia Diesel no posto. O fato de parar uma vez mais pareceu um problemão, mas foi insignificante perto do que viria. Logo deixamos a Ruta-14 – que vai até Buenos Aires – e partimos em direção à Santa Fe.

A Ruta-127 começou um pouco pior que a Ruta-14. Depois de alguns quilômetros ela ficou muito pior. Buracos e degraus faziam com que os caminhões andassem em zigue-zague, atrasando-nos ainda mais. Felizmente isso não durou mais que 30Km. Depois de abastecer no primeiro posto que conseguimos encontrar, saímos dessa Ruta Nacional e pegamos uma Ruta Provincial.

A RP-6 (de Entre-Ríos) nos fez sentir saudade de muitas estradas da nossa terra. Mas pelo menos estava em obras, alguns trechos até estavam bons. Foi aí que a terceira parada pela polícia rodoviária diminuiu a importância dos buracos.

Finalmente caímos em uma guarnição que queria morder algum dinheiro. Depois de checar tudo que podia, o guarda notou que o Alexandre dirigia descalço. Menos 382 pesos para gastar em Rosario, onde chegaríamos por volta das 20:30 agora.

Em menos de uma hora a polícia de Entre-Ríos confirmou sua fama. Lanterna? Não, o obrigatório na estrada é a luz baixa! Uma canseira tentando converter a multa em adventência e nada. Menos 610 pesos para gastar.

Nesse momento até podemos levantar dúvida. Realmente havia algum problema,a multa seria merecida. E recebemos o recibo. Porém só o nosso carro e caminhões com placa do Brasil eram parados. Vários carros argentinos passaram com o farol apagado enquanto estávamos esperando a "solução"...

Mas não adianta chorar. Toca pra Rosario. Na estrada pudemos descarregar um pouco a raiva. Não gosto desse tipo de atitude preconceituosa, mas todos precisavam descarregar a raiva em algum lugar. Chegamos em Rosario bem mais tarde que o programado e cortamos o orçamento do hotel.

Ao invés de ficar em um Holliday Inn ou Howard Johnson procuramos um hotel local pela metade do preço – e do conforto. O Hall é bonito, o atendente é educado, mas depois da portaria... Só pra dormir mesmo. Depois desse dia merecíamos uma Quilmes gelada, mas vamos deixar para Bahía Blanca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário