terça-feira, 10 de abril de 2012

08/04/2012 - Enfim, o gelo grande

Esse foi um dos dias mais esperados da viagem. Dia de ir em direção ao Parque Nacional Los Glaciares. Café tomado, mochilas carregadas com o lanche do dia, hora de pegar a estrada. A entrada do parque fica à aproximadamente 60Km de El Calafate. O caminho até lá é bem tranquilo, feito em uma Ruta asfaltada e onde pudemos dirigir bem rápido.

Depois da portaria a estrada muda completamente. Ela fica bem travada e exige que se diminua muito a velocidade. As curvas acompanham o Lago Argentino, permitindo uma bela vista dele. Mesmo sem essa sucessão de curvas deveríamos ir devagar para apreciar a paisagem. Logo a geleira Perito Moreno aparece. De longe ela já é surpreendente. O primeiro mirante - do Suspiro - merece o nome.

Paramos no porto do parque e esperamos o grupo do passeio chegar. Apenas nós optamos por ir de carro, dezenas de outras pessoas chegaram no ônibus da "Hielo e Aventura". Rapidamente todos se acomodaram e pudemos ver a geleira mais de perto. O frio intenso ganhava mais força com o vento da região e o vento do barco. Mas ficar no deck valeu o esforço!

O passeio não terminava no barco, claro. Desembarcamos na outra margem e seguimos por cerca de 4Km de trilha beirando o glaciar. Perito Moreno tem em média 80 metros de altura, 4Km de largura e 30Km de comprimento. Estávamos acompanhando uma pequena parte dele, dentro de um belíssimo bosque, com montanhas por todos os lados.

Cada cenário parece um quadro, uma pintura. Ou a figura de um quebra-cabeça de 3000 peças. Não dá pra se cansar de admirar tudo isso! Mas temos mais pela frente. No fim da trilha pegamos a cadeirinha, os grampons, nos agasalhamos bem e fomos para cima da geleira. Enfim, o "Big Ice", passeio tão aguardado!

O dia estava perfeito! Sol entre nuvens, tínhamos uma bela combinação de cores. O glaciar é feito de uma água puríssima e mostra tons de branco e azul. O vento leva ainda alguns sedimentos, que se acumulam no gelo mas não tiram sua beleza.

Passamos 3 horas no glaciar, vendo rios, lagos, pequenas quedas de água, fendas, fraturas. O clima destrói e reconstroi o glaciar todos os dias, meses, anos... Um sistema vivo que se move acompanhando o relevo das montanhas ao redor, que vez ou outra provoca estrondos altíssimos por conta da tensão de blocos que se movem em velocidades diferentes.

Não dá pra descrever em palavras o que vimos, nem tampouco as fotos conseguem mostrar o que vimos. Certo estava o guia, nos apressando quando parávamos tempo demais tirando fotos. Estávamos lá para viver a experiência, não para levar fotos para os outros. Sim, concordo, mas espero que essa amostra possa incentivar alguns...

No retorno provamos um bolo de Páscoa oferecido pela empresa e pegamos o barco de volta. Dessa vez o barco passou mais próximo do glaciar. O lago também estava cheio de icebergs, um visual bem diferente do da ida.

Ainda tínhamos o fim do dia para fazer o passeio a pé. O parque conta com quilômetros de passarelas onde podemos ver o glaciar de vários ângulos. Não é tão maravilhoso quanto andar por sobre o glaciar, mas ainda assim um passeio muito interessante. De alma refeita, voltamos à cidade de El Calafate, agora bem mais tranquila depois do feriadão da Páscoa.

2 comentários: