terça-feira, 10 de abril de 2012

09/04/2012 - dos Glaciares para as trilhas

Acordamos tarde porque tínhamos que esperar alguma casa de câmbio abrir. O mega-feriadão na Argentina (sim, as casas de câmbio não abrem em feriados) junto com o horário reduzido para a baixa temporada (das10:00 às 14:00, em geral) nos deram algum transtorno. Mas tudo resolvido. Bora pra estrada.

A região de El Calafate tem centenas de glaciares, de todos os tamanhos. Saímos de lá com destino à El Chalten, capital argentina do trekking. No caminho pegamos um bom trecho da Ruta 40. Esse será um desafio, pois serão quase 600Km, boa parte de rípio. Mas isso é problema para quarta-feira.

O trajeto entre El Calafate e El Chalten é todo asfaltado. Há vários rios, além de belas vistas do Lago Argentino (próximo à El Calafate), Lago Viedma (próximo à El Chalten) e de vários rios pelo caminho. A tentação de parar em todo mirante é grande, mas não temos o dia todo....

Apesar da beleza das águas, o que mais chama a atenção está no céu. Ou próximo dele. Em El Chalten os Andes aparecem com montanhas mais altas, e já as vemos a mais de 100Km da cidade. O maior de todos os cerros é o Fitz Roy, que se destaca com seus mais de 3400 metros próximos de montes "mais baixos". Cada curva da estrada nos dá uma visão difente - melhor - da paisagem de cartão postal.

Mais próximos de El Chalten fizemos questão de parar nos 2 últimos mirantes do caminho. Mais do que fotos, essas paradas nos renderam imagens únicas que ficaram na memória. A combinação é perfeita entre montanha, gelo, bosques, cidade... Há uma grande harmonia em tudo que vemos pelo caminho.

Com o atraso do câmbio e todas essas paradas chegamos tarde na cidade. Mas ainda deu tempo para 2 passeios, após o almoço. O primeiro foi o Chorrillo del Salto, uma cachoeira muito bela. Ela aparenta ter cerca de 20 metros - nem tão alta para o padrão das grandes cachoeiras brasileiras - mas a paisagem ao redor torna o passeio bem interessante.

Prosseguimos pela estrada de rípio até o Lago del desierto. Chegamos já no fim do dia, com os últimos raios de Sol.. Mas ainda conseguimos ver mais um cenário de cartão postal. No lago é possível fazer passeios de barco, o que deve dar uma boa visão do entorno. Já estava tarde para isso, mas de ponto onde paramos ainda pudemos ver uma combinação de morros, glaciares, bosques e o próprio lago com sua água límpida, mas esverdeada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário